Porco Monteiro

Sus scrofa

 

 

Família

Os mamíferos ungulados (do latim”com cascos”) estão divididou em duas ordens: Perissodactyla (com número ímpar de dedos) e Artiodactyla (com número par de dedos). Pertence à ordem Artiodactyla, sub-ordem Suiforme e Família Suidae. Os animais da ordem Artiodactyla estão divididos em 3 sub-ordens: Suiformes (queixadas, porcos e hipopótamos), Tylopoda (lhamas, camelos) e Ruminantia (veados, girafas, antílopes, bovídeos, ovelhas e cabras). As três famílias tem espécies nativas na América do Sul como os queixadas, as lhamas e diversas espécies de antílopes. Os bovídeos não são nativos, tendo sido introduzidos pelos europeus. São adaptados para alimentação de frutos caídos e nozes ou de plantas, incluindo gramíneas e folhas. Muitos tem chifres. Há 2 tipos de chifres: os que caem anualmente e os chifres verdadeiros, que são um crescimento prolongado do osso frontal.

Família Suidae compreende os porcos domesticados e javalis selvagens, que são a mesma espécie. Em 2 ou 3 gerações livres na natureza os porcos domésticos já expressam as características do javali selvagem (Miranda, et al., 2009). No Brasil ocorre o porco monteiro, que não é nativo, tendo sido introduzido pelos europeus e tornou-se selvagem principalmente no pantanal.

 

Características

Principal característica são os grandes caninos que crescem para fora e para trás. Mede de 90 a 180cm, 30cm de cauda, 55cm a 1,1 metro de altura e pesa de 50 a 350Kgs, com machos maiores que fêmeas.

 

Comportamento

São solitários mas eventualmente gregários, principalmente na época reprodutiva quando machos formam grupos com até 8 fêmeas e seus filhotes.

 

Alimentação

São onívoros, comendo raízes, sementes, insetos e pequenos vertebrados.

 

Gestação

Gestação leva de 100 a 140 dias, podendo ocorrer 2 vezes em um ano, quando nascem 4 a 8 filhotes, que permanecem com suas mães por 4 meses. No Pantanal nascimentos concentram-se pouco antes do período de chuvas.

 

Conservação

Vivem em média 10 anos, mas com registros de até 27 anos. Pode provocar grandes alterações no meio ambiente e já foi responsável pela extinção de várias espécies em algumas regiões onde foram introduzidos.

Copyright © 2013 -Todos os direitos reservados.